Lista de compras: como fazer uma eficiente para ir ao mercado

Lista de compras: Como fazer uma eficiente para ir ao mercado

Com a lista de compras economiza tempo e dinheiro. Com ela coisas não essenciais são evitadas. A lista de compras é uma aliada para planejar a alimentação

Uma lista de compras ajuda na hora de ir ao supermercado, que pode ser uma tarefa desafiadora. Com tantas opções e sem uma organização você pode acabar comprando coisas desnecessárias e esquecendo o essencial. Para te ajudar na organização de sua alimentação é importante criar uma lista de compras para ir ao mercado. Com ela você lembra de tudo que precisa e consegue comprar tudo, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de montar a sua lista.

Se você tem um acompanhamento com um nutricionista e tem um plano alimentar grande parte do trabalho está feito, basta selecionar o que vai ser consumido na semana e ir às compras. Com o cardápio semanal você já sabe o que precisa comprar e compra somente o essencial.

Use seu celular como aliado para criar sua lista de compras

Anote tudo que é preciso comprar no bloco de notas do celular. Lá você consegue ter um controle do que já comprou e ainda falta comprar . A lista de compras pode ser geral e ir você compra só o que vai precisar em cada ida no mercado. Dessa forma é possível variar a alimentação ao longo das semanas para consumir alimentos com nutrientes e vitaminas diferentes.

Programe as idas ao supermercado

É possível organizar as idas ao supermercado em semanais, quinzenais e mensais, é importante saber o que você precisa comprar da sua lista de compras para escolher a melhor periodicidade. Alimentos de longa duração como iogurtes, alimentos não perecíveis e frutas secas podem ser comprados mensalmente ou quinzenalmente. Enquanto alimentos que precisam ser consumidos frescos como frutas, verduras e legumes é recomendado comprar semanalmente para manter a qualidade.

Outra dica importante é não ir às compras com fome. Quando você vai no mercado com fome tudo parece atrativo. Consequentemente você vai querer comprar mais coisas, e muitas vezes coisas mais calóricas, em uma quantidade maior do que você compraria. Por isso sempre evite fazer as compras com fome.

Atenção na hora de escolher o melhor produto

Se na sua lista de compras conter algum alimento industrializado é importante saber o que você está consumindo. Para isso, leia os rótulos dos alimentos para se certificar de que não tem nenhum ingrediente desconhecido ou nomes estranhos, como aditivos alimentares artificiais. Esses aditivos no geral terminam com o sufixo ante (conservante, corante, aromatizante, espessante).

Desconfie de alimentos light, diet, zero e fit. Muitas vezes eles são apenas mascarados para empurrar ao consumidor um produto que se diz saudável mas na verdade não é. Por isso é muito importante ler o rótulo para saber o que foi usado na produção do alimento em questão.

Ao comprar azeite, temperos naturais, sucos naturais e frutas cortadas escolha as que estão mais ao fundo, na parte mais escura. Isso porque quando esses alimentos são expostos a luz e calor eles sofrem degradação dos componentes que conferem as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ao seguir essas dicas você vai perceber que com uma lista de compras fica mais simples sua ida ao supermercado e como você vai conseguir comprar alimentos de ótima qualidade.

Rolar para cima