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Como suprir a necessidade de vitamina D para veganos e vegetarianos?

A presença da vitamina D no nosso organismo é essencial para manter o equilíbrio do corpo, já que além de manter a saúde óssea, ela também é responsável por manter nosso sistema imunológico saudável, assim como o sistema cardiovascular, atuando também na regularização do hormônio do crescimento, no nosso metabolismo, no crescimento muscular e na produção de insulina.

 

E mesmo com tantas funções importantes, como a falta de vitamina D pode atingir tantas pessoas a ponto de se tornar uma doença comum no Brasil, com mais de 2 Milhões de casos por ano?

 

Infelizmente, a vitamina D não é encontrada em muitos alimentos. Aliás, nossa principal fonte é a exposição a luz solar.

Como a falta da vitamina D atua no organismo?

A vitamina D é considerada um pró-hormônio, pela ação reguladora que estabelece no nosso corpo. A falta da dela no organismo pode incluir sintomas, como:

  • Baixa imunidade;
  • Fadiga;
  • Dores ossos;
  • Problemas de cicatrização;
  • Queda de cabelo;
  • Dores musculares.

A maioria das pessoas que sofrem com deficiência de vitamina D no organismo não tem sintomas, mas em casos graves, ela pode ocasionar ossos finos, quebradiços e até mesmo deformados.

Como suprir a falta de vitamina D para vegetarianos e veganos?

A melhor forma de suprir essa deficiência é através da suplementação alimentar. Com ela é possível repor toda a vitamina que não foi produzida pelo organismo.

 

Porém, como fazer isso em uma dieta vegana ou vegetariana?

 

Para vegetarianos que consomem produtos de origem animal, é possível fazer a suplementação através do consumo de alimentos como ovos, leite, queijos e cogumelos.

 

Para veganos, as únicas fontes disponíveis são a exposição solar por 15 minutos diários, sem o uso de protetor solar, cogumelos e suplementação via prescrição médica ou nutricional.

Porém, os suplementos de vitamina D só devem ser usados quando o nível estiver abaixo do normal, com a necessidade de exames laboratoriais.

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