Como preparar refeições nutritivas para uma vida saudável

Como preparar refeições nutritivas para uma vida saudável

Para preparar refeições de forma eficaz é preciso saber o que será consumido. Após separar os alimentos algumas dicas vão ajudar a dar sabor aos pratos.

Após decidir o seu cardápio e ter feito as compras é o momento de preparar as refeições. Algumas dicas são importantes para deixar o alimento com um sabor único e para que todas as coisas fiquem no ponto certo. Como você já decidiu o que vai comer na semana com o cardápio preparar refeições fica mais fácil.

Lembrando que é importante dar preferência para os produtos frescos na hora de preparar suas refeições. Dessa forma, o seu prato fica mais nutritivo, com mais vitaminas e com isso diversos benefícios são adquiridos para saúde. Separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora do preparo.

Opte por preparar refeições para mais de uma porção

Uma dica para facilitar a sua rotina é reservar um dia de preparar refeições. Pode ser um dia de domingo e todos os pratos da semana são feitos e congelados. Você pode separar em pequenas marmitas e colocá-las no congelador e ir descongelando ao longo da semana.

Assim, no dia que você não tiver muito tempo para cozinhar ou não estiver com muita vontade, tem a marmita pronta que basta apenas esquentar. Isso garante uma economia de tempo e dinheiro. O tempo de preparo de cada refeição e o dinheiro que você ia gastar em algum delivery ou almoçando fora.

Prefira azeite na hora de preparar refeições

O uso do azeite extra virgem é benéfico à saúde. Incluir ele no preparo dos pratos é extremamente vantajoso por contribuir para o controle do colesterol, ser fonte de antioxidantes, ter uma ação anti-inflamatória e ser fonte e auxiliar na absorção de diversas vitaminas.

O recomendado é o uso de uma colher de azeite para preparar refeições. Para conservar o produto é recomendado o armazenamento em um local escuro ou com pouca luz, longe do calor para não sofrer degradação dos nutrientes.

Dicas para o cozimento

Ao preparar refeições opte pelo uso do fogo baixo. Com o fogo baixo todos os alimentos são preparados com mais calma e isso impede que eles queimem ou fique bom por fora mas cru ou duro por dentro. O fogo baixo é recomendado para manter um preparo uniforme.

Quando for cozinhar ou refogar legumes e verduras juntos adicione primeiro os de cozimento lento como cenoura, beterraba, abóbora, moranga e batata. E, depois, os de cozimento rápido como brócolis e couve-flor. Isso impede que um fique pronto primeiro que o outro dentro da panela.

Como ter mais sabor?

Para dar mais sabor na hora em que for preparar refeições algumas dicas são valiosas. Ao cozinhar legumes e vegetais não jogue a água do cozimento fora, ela pode ser utilizada para fazer molhos, sopas e caldos. Além de dar um sabor a mais, a água é rica em vitaminas e nutrientes.

Dê preferência para temperos naturais da hora de preparar refeições. Eles agregam mais sabor, aroma, uma boa aparência além de trazer propriedades nutricionais como compostos antioxidantes. Podem ser usadas especiarias ou ervas tanto no processo de preparo quanto na finalização.

Não tenha pressa na hora de se alimentar

A hora de se alimentar é um momento importante no nosso dia. Por isso não tenha pressa, como com calma, sinta o sabor e textura dos alimentos. Mastigue bem os alimentos e não se alimente enquanto você faz outra coisa. Veja o que você está comendo, assim você não vai sentir fome tão cedo.

Com essas dicas preparar refeições não vai ser mais uma tarefa complicada e todas as refeições serão mais nutritivas.

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