Como conservar os alimentos: dicas para limpar e armazenar

Como conservar os alimentos: Dicas para limpar e armazenar.

Conservar os alimentos é importante para manter os nutrientes presentes neles. Algumas dicas de como limpar e guardar podem ajudar a mantê-los frescos.

Higienizar os alimentos nunca foi tão necessário como o momento que estamos vivendo agora. Os cuidados já eram necessários para evitar outras doenças mas neste momento o cuidado deve ser redobrado. Ao chegar do mercado é importante higienizar suas compras antes de guardá-las. Isso ajuda a conservar os alimentos e manter nele todos os nutrientes.

Embalagens podem ser limpas com um pano úmido e água sanitária, em uma quantidade pequena. O álcool 70% também é uma alternativa por ser eficaz na limpeza, para produtos frescos como vegetais e frutas separamos algumas dicas que podem ser úteis para limpar e conservar os alimentos.

 

Passo 1 – Lavar em água corrente: a água vai tirar todos os organismos indesejados que ficam por cima, o excesso vai ser removido;

Passo 2 – Solução clorada: o cloro ajuda limpar o alimento de uma maneira mais eficaz, mas fique atento as medidas porque se for colocado muito cloro pode também ser prejudicial para saúde. Para cada litro de água a medida é de uma colher (10ml) de água sanitária o alimento deve ficar na mistura de 15-20 minutos;

Passo 3 – Lavar novamente em água corrente: depois do alimento descansar na mistura de cloro + água é preciso lavar o alimento novamente em água corrente para retirar qualquer resquício de cloro que tenha ficado;

Passo 4 – Secar para conservar os alimentos você pode deixá-los secando em um escorredor ou secar com papel toalha ou alguma toalha de cozinha.

Conservar os alimentos na geladeira

Na geladeira devem ir aquelas frutas que estão bem maduras ou as que já foram abertas. Como frutas cítricas (laranja, mexerica, limão) cenoura, abobrinha, berinjela. Folhas devem ser guardadas secas e em recipiente fechado. Fora da geladeira guardamos qualquer fruta que não esteja bem madura, cebola, alho, batata, distante da cebola e do alho, tomate, banana, maçã, pêra.

Amadurecimento das frutas

Existem alimentos que mantêm seu processo de amadurecimento depois de colhidos. Esses são chamados de alimentos climatéricos, em razão da contínua liberação do gás etileno. Conservar os alimentos climatéricos é importante, por isso é recomendado enrolar o abacate, por exemplo, em jornal para acelerar o processo de amadurecimento.

Alguns exemplos de alimentos climatéricos são: abacaxi, abacate, ameixa, banana, caqui, figo, kiwi, maçã, mamão, manga, maracujá, melão, nectarina, pêra, pêssego, pimentão, tomate e uva.

Com essas dicas conservar os alimentos vai ser mais simples. Além deles se manterem frescos e higienizados, prontos para consumo.

Rolar para cima